domingo, 22 de novembro de 2009

PRIMEIRA PROPOSTA








Título: A filosofia dos provérbios










Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final - 7ª série
Componente curricular: Pluralidade Cultural


Tema: Ser humano como agente social e produtor de cultura

Objetivo: Diferenciar conhecimento popular do conhecimento filosófico através da análise de provérbios populares.





Descrição: Estudo da cultura popular e sua importância no entendimento da sociedade, seus costumes, regras, etc. Ao produzir trabalhos que serão publicados na internet, cada aluno deve responsabilizar-se pelo uso da língua, pela apresentação estética do trabalho e por seu conteúdo.



Endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=835
Autora:
SILVA, Michelle Santos da.


Licença:
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência









SEGUNDA PROPOSTA







Título: Gravidez na adolescência


Estrutura curricular: Ensino Médio ( 1º ano ou 2º ano )
. Componente curricular: Biologia ou qualquer disciplina
Tema: Qualidade de vida das populações humanas



Objetivos: Descrever em anatomia e função os órgãos constituintes dos sistemas reprodutor feminino e urogenital masculino. - Explicar como se dá a fecundação na espécie humana. - Explicitar os problemas que pode ter uma gravidez precoce. - Enumerar e caracterizar os diversos métodos contraceptivos.



Descrição: - Os alunos devem ter alguma noção dos órgãos que compõem os sistemas reprodutor feminino e urogenital masculino, portanto é necessário levantamento dos

Conhecimentos prévios e também pedir que estejam atentos às diferenças anatomofuncionais de cada sistema estudado.



Endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8352
Autores: Andrea da Silva Castaginii e Eziquiel Menta

CURITIBA - PR
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO


Licença:
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência








TERCEIRA PROPOSTA











Título: Navegando com segurança!


Estrutura curricular: Ensino Fundamental Inicial .
Componente curricular: Ética eu qualquer disciplina


Tema: Respeito Mútuo



Objetivo: Utilizar internet com responsabilidade. Possíveis perigos encontrados no acesso a internet.



Descrição:. O professor deverá ter trabalhado noções básicas da história da internet. Por que ela foi inventada? Com que finalidades o homem utiliza a internet? Solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com ajuda de familiares, o que seria uma situação de risco quando se está navegando na internet. Registrar por escrito.





Endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8352

Autores: Suelen Fernanda Machado e Eziquiel Machado

CURITIBA - PR
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO


Licença


Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência

















QUARTA PROPOSTA





Título: ROMPENDO COM O PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA


Estrutura curricular: Ensino Fundamental Inicial .
Componente curricular: Ética


Tema: Respeito Mútuo



Objetivos:. Compreender que as diferenças individuais devem ser respeitadas;

Valorizar as diferenças presentes na sala de aula e em outros espaços sociais;

Refletir acerca de posturas preconceituosas adotadas pelas pessoas de forma não intencional e suas consequências;

Participar de atividades que mostrem ao grupo a importância do respeito mútuo;

Identificar a presença de atitudes racistas em diferentes grupos de convivência.



Descrição:. O professor não deverá trabalhar conhecimentos prévios para não influenciar no diagnóstico inicial acerca das concepções dos alunos e também esteja atento/a ao seu papel enquanto mediador/a das discussões sobre preconceito racial com a turma! A aula com dinâmicas em grupo.


Endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8352


Autores: LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES

UBERLANDIA - MG
ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ



Licença

Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência





QUINTA PROPOSTA



Título: Viajando com Gráficos


Estrutura curricular: Ensino Fundamenta Finall .
Componente curricular: Matemática


Tema: Números e operações



Objetivo: Representar e interpretar informações através de gráficos e tabelas.



Descrição: A aula é constituído de três etapas, onde a primeira acontecerá em sala de aula com a utilização de uma atividade lúdica, a segunda e a terceira etapa acontecerá na Sala Ambiente de Informática, onde os alunos além de pesquisar o site do IBGE, utilizarão o software “Decifrando mapas, tabelas e gráficos”.


Endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=835


Autores: JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
PRESIDENTE PRUDENTE - SP
ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.



Licença

Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência

Um comentário:

  1. Amiga Glória, para quem conhecesse a proposta do curso , entende seu acervo, 1ª proposta até a 5ª, mas falta um título como: (acervo digital , dicas de aulas), há muito espaço em branco entre elas, esses espaços poderiam ser diminuido, ou substituido por imagens para deixar o Blog mais apetitoso aos olhos, se não chama atenção esteticamente "correto" sem apelos, como o aluno vai parar para ler o conteúdo. Um cheiro querida!!!!

    ResponderExcluir